A Selecção Nacional Sub-20 feminina de futebol falhou a presença nas meias-finais da Taça COSAFA, ao perder, 2-5, diante da congénere sul-africana, em partida da terceira jornada do Grupo B disputada ontem, no Estádio UNAM.
O primeiro golo da África do Sul surgiu aos 5 minutos, após uma desatenção da defesa de Angola, que foi incapaz de acompanhar a jogada de ataque das adversárias. Siphesihle Mvila, médio-ofensiva, não teve dificuldades em bater a guarda-redes Albertina João.
Em cada investida, a equipa das terras de Nelson Mandela mostrou que tinha feito o trabalho de casa, mas as Welwitschias não se deixaram intimidar e foram à procura do tento do empate.
Aos 23’, na cobrança de um livre directo, Maria Viera restabeleceu a igualdade, para o delírio dos adeptos presentes no Estádio Universitário da Namíbia. Na sequência, a África do Sul explorou as fragilidades de Angola, ou seja, a baixa estatura da guarda-redes, pois era incapaz de defender remates à longa distância.
O combinado sul-africano passou a rematar de todos os ângulos e voltou a adiantar-se no marcador, através de Katleho Malebana, com um remate de fora da área aos 45+2 minutos.
No reatamento, a Selecção Nacional entrou com vontade de contrariar o ímpeto ofensivo das adversárias e alcançou o golo do empate aos 52 minutos, por Glória Araújo.
Contudo, com a lição bem estudada, as sul-africanas desfizeram a igualdade no marcador com a mesma táctica, remates directos à baliza e chegaram ao terceiro golo por intermédio de Lindelwa Mabuza.
A partir daquele momento, a equipa nacional perdeu a concentração e sofreu dois golos. Khwezi Khoza marcou aos 70 minutos, e depois Katleho Malebana bisou aos 85’ — fixando o resultado em 5-2, no último embate da fase de grupos da Taça COSAFA.
Declarações de josé trindade:“Estivemos bem”
O seleccionador nacional, José Trindade, lamentou as falhas cometidas no derradeiro encontro da fase preliminar.
“Estivemos bem. Creio que fizemos um bom jogo, mas lamento as falhas cometidas pela guarda-redes.
Sinto-me muito constrangido pela actuação da Albertina João. Nos próximos jogos temos de rever essa situação, pois, infelizmente a atleta esteve muito mal. Desde o primeiro jogo notei que a guarda-redes tem algumas falhas.
Vamos trabalhar mais. Saímos de cabeça erguida, porque numa competição há sempre vencidos e vencedores”.