Artémis Afonso e Priscila Varela juntaram-se à Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, alargando o leque de opções do seleccionador Paulo Macedo, visando ao Campeonato Africano das Nações, Afrobasket’2025, a decorrer de 26 do corrente mês a 3 de Agosto, na Côte d’Ivoire.
Varela, extremo-base de 22 anos, actua no Idaho State University, nos Estados Unidos, ao serviço da equipa da NCAA, inserida na Big Sky Conference, ao passo que Afonso, extremo de 33 anos, representa o Sport Lisboa e Benfica, de Portugal.
As duas atletas trabalham há dois dias com as demais convocadas, maioritariamente jogadoras do Campeonato Nacional, Liga Azule. A segunda fase da preparação decorre em Madrid, onde o grupo ganha forma com a integração progressiva das atletas que actuam no estrangeiro.
Nos próximos dias, são esperadas as atletas: Teresa Mbemba (EUA), Italee Lucas (Itália) e Alexia Dizeco (EUA), peças fundamentais para a estratégia de Angola no maior evento do basquetebol africano do género.
Segundo Paulo Macedo, a lista final das 12 atletas é conhecida a 20 do corrente mês. Após a definição do grupo definitivo, a comitiva angolana viaja para Abidjan, cidade-sede da competição, ao passo que as restantes jogadoras serão dispensadas.
Em entrevista à Rádio Cinco, a técnica-adjunta, Jaqueline Francisco, confirmou a realização de mais dois jogos de controlo nos próximos dias como parte da preparação. Um dos testes pode ser frente à selecção do Senegal, que também se encontra em estágio na capital espanhola.
No primeiro jogo de controlo, Angola venceu, 74-71, a selecção Sub-18 da Argentina, num duelo em que o foco esteve na consolidação da táctica e na avaliação do desempenho colectivo e individual.
Jornal de Angola