Na manhã de Sexta-feira última, 18, o município de Viana recebeu a visita oficial da Delegada Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos de Luanda, Dra. VICENTINA VERA CRUZ, numa jornada marcada por reconhecimento e incentivo ao trabalho desenvolvido localmente. A visita teve como principal objectivo aferir o funcionamento dos serviços de identificação civil e constatar os progressos na emissão dos Bilhetes de Identidade aos cidadãos vianenses.
Durante a visita, que incluiu uma deslocação às instalações dos postos de emissão dos Bilhetes de Identidade, e a interacção com os utentes e técnicos, a Delegada provincial manifestou-se satisfeita com os avanços notáveis que têm vindo a ser registados no município, sobretudo no que diz respeito à celeridade dos processos, melhoria do atendimento e aumento do número de cidadãos identificados.
“É com satisfação que constatamos que Viana está a dar passos importantes na garantia de um direito fundamental: o direito à identidade civil. O esforço da Administração Municipal, aliado à dedicação dos técnicos e ao engajamento do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, está a permitir que mais cidadãos tenham acesso ao seu primeiro Bilhete de Identidade ou procedam à sua renovação em tempo útil”, declarou a Delegada.
A responsável destacou ainda a importância do trabalho itinerante que tem sido realizado, permitindo que comunidades mais distantes dos centros urbanos também tenham acesso aos serviços de identificação. “A justiça começa pela inclusão, e garantir que cada cidadão tenha o seu bilhete de identidade é um acto de justiça social”, reforçou.
O Administrador Municipal de Viana, Demétrio António Brás de Sepúlveda, que acompanhou a visita, agradeceu a presença e reconhecimento da Delegada, destacando que o município continuará a trabalhar para consolidar os ganhos obtidos e assegurar que nenhum cidadão fique para trás no processo de formalização da sua identidade civil.
A visita terminou com palavras de encorajamento aos técnicos, reconhecidos pelo profissionalismo e sentido de missão no exercício das suas funções. A Delegada apelou à continuidade do compromisso e reiterou o apoio do governo provincial na superação de eventuais desafios operacionais, com vista à melhoria contínua dos serviços prestados à população.