O Fórum de Intervenção Social (F.I.S) Organização da Sociedade Civil angolana vem, por este meio, manifestar o seu mais firme e veemente repúdio aos actos de vandalização de bens públicos e particulares, bem como ao saque de lojas, armazéns e outros estabelecimentos comerciais ocorridos nos últimos dias no município de Viana e em vários pontos da província de Luanda, sob o falso pretexto de manifestação.
Nada justifica a destruição do património que pertence ao povo. Nenhuma causa legítima pode ser defendida por meios violentos, que apenas alimentam o caos, destroem o tecido económico e social das comunidades e atingem, principalmente, os pequenos comerciantes e trabalhadores, que são os primeiros a sofrer com estas acções criminosas.
O direito à manifestação é um pilar fundamental da democracia e da cidadania, mas não se confunde com desordem, pilhagem e vandalismo. A liberdade de expressão não autoriza a anarquia nem a impunidade.
Apelamos às autoridades competentes para que tomem todas as medidas necessárias no quadro da legalidade e dos direitos humanos, para identificar, responsabilizar e levar à justiça os autores materiais e morais destes actos vergonhosos, ao mesmo tempo que se reforcem os mecanismos de diálogo e escuta activa com a população, sobretudo a juventude.
Luanda merece paz, trabalho e progresso. Viana, terra de gente trabalhadora e resiliente, não pode ser manchada por acções que só atrasam o seu desenvolvimento.
Reiteramos o nosso compromisso com a justiça social, a democracia participativa e a luta contra todas as formas de exclusão. Mas essa luta deve ser feita com consciência cívica, organização popular e não com violência gratuita.
Pelo respeito à vida, ao trabalho e à propriedade do povo.
Contra a violência disfarçada de protesto.
Em defesa de uma Angola justa, inclusiva e em paz.
Luanda, 30 de Julho de 2025
O Fórum de Intervenção Social – F.I.S