
Milhares de cidadãos marcaram presença na Nova Marginal de Luanda, neste sábado, 13 de Setembro, para assistir à Edição Especial do Carnaval, realizada no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional.
O evento foi um verdadeiro festival de cor, cultura e tradição, com a participação de conceituados grupos carnavalescos provenientes de diversas províncias do país, numa mostra de unidade e diversidade cultural.
A abertura do desfile contou com a atuação de grupos como o Mwene Tchiyengo (Cuando Cubango), o Grupo Carnavalesco Misto do Moxico Leste, a União Chá de Caxinde (Cuanza-Norte), o Itchiaku Tchiaku (Cabinda), o Ukungo Coração de Angola (Bié) e o Grupo Ana Marimba (Malanje).
Na segunda parte do desfile, o público vibrou com a apresentação da União Dimatekeno de Muxaluando (Cabinda), o Grupo Grutas do Nzenzu (Uíge), o Mbongue ya Kandjenema – Misto Cubango, e, a encerrar, o Grupo União Muteda (Cuanza-Sul).
Ao som de batuques, músicas tradicionais e danças típicas, a Nova Marginal transformou-se num autêntico palco de expressão popular, celebrando o legado histórico e cultural de Angola e homenageando o espírito de liberdade e resistência do povo angolano.
Esta edição especial do Carnaval reafirmou o papel da cultura como elemento essencial na construção da identidade nacional e na promoção da coesão entre os povos das diferentes regiões do país.
