
A Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) da Polícia Nacional de Angola deteve, no último fim de semana, 45 cidadãos suspeitos da prática de diversos crimes, incluindo abuso sexual de menores, contrafacção de moeda, exploração ilegal de recursos minerais e agressão física.
Entre os casos mais graves, destaca-se a detenção de um cidadão de 44 anos acusado de abusar sexualmente, de forma reiterada, duas menores de 9 e 10 anos.
Em conferência de imprensa realizada no dia 20 de Outubro de 2025, o Porta-voz da DIIP, Intendente Quintino Ferreira, revelou que as detenções decorreram em vários pontos da província de Luanda, fruto de acções de inteligência criminal. Durante as operações, foi igualmente desmantelada uma rede dedicada à falsificação de moeda estrangeira e à realização de transferências ilícitas de grandes quantias.
A operação resultou ainda na apreensão de 59 computadores, quatro terminais de pagamento automático (TPA), duas viaturas alegadamente roubadas, 45 mil dólares falsos, minerais raros, garrafas de gás butano, mobiliário e bebidas engarrafadas.
As investigações prosseguem no sentido de responsabilizar os implicados e desmantelar por completo as redes criminosas envolvidas.
FONTE: “POLÍCIA NACIONAL DE ANGOLA”
